terça-feira, 23 de novembro de 2010

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Apresentação


















(Antes de colocarmos o Projeto em ação, fizemos um momento lúdico e explicativo com as mães dos alunos)

Visando aperfeiçoar e valoriza o cidadão das linguagens artísticas, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de lê como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilita a capacidade do aluno em construir suas relações diante do mundo.

Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para suas casas uma sacola contendo um livro de histórias infantil e uma folha de registro, o pequeno leitor terá com ajuda de sua família que registrar e recontar a história lida; usando a escrita, colagens, desenhos e tudo que a imaginação mandar.
O projeto “Sacola Literária” oportuniza aos alunos e familiares o contato com os livros infantis de forma lúdica e prazerosa. Trata-se de dez sacolas literárias, confeccionadas em algodão e pintadas á mão, que se tornaram o elo entre as crianças, família e os livros. O projeto está sendo desenvolvido em cinco turmas da escola. Cada sacola contém um livro de literatura infantil, uma folha para anotações, uma caixa de lápis de cores, tesoura e cola.
Assim que todas as turmas tiverem usufruído das Sacolas Literárias, o projeto passará para a segunda fase, quando todas as folhas de anotações serão reunidas para apresentação do livro criado a partir das interpretações de todos os alunos envolvidos.


Justificativa

O contato com as histórias infantis proporciona às crianças a oportunidade de ampliar, transformar e enriquecer suas próprias experiências de vida. As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democracia de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecer a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório e vocabulário além de seu conhecimento de vida. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situação diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu perdendo assim a chamada timidez. Na Sacola, as crianças recebem um livro de literatura e uma folha de registros, para relatar como foi à experiência vivida com participação da família. O importante é que as crianças abusem da criatividade de maneira simples, pratica e divertida. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades da escola.


Público alvo

Todos os alunos do Ensino Fundamental I.

Objetivo Geral


Promover o estímulo a leitura nos alunos estendendo esse contato aos demais membros da família.

Objetivos específicos
  • Relacionar situações de leitura compartilhada;
  • Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem textos e ilustrações, manifestar sentimentos, experiências idéias e opiniões.
  • Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
  • Familiarizar-se com histórias e ampliar seus repertórios.
  • Participar de situação de conto e leitura de histórias.
  • Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.

Metodologia

Para garantir o sucesso do projeto, algumas regras serão estabelecidas: a sacola deve ser entregue ao aluno e este ficará responsável por três dias, sendo que ao terceiro dia a sacola deverá ser devolvida e repassada a outro aluno, a sacola deve ter lugar de destaque em casa, e, dentro dela, deve conter um livro de literatura e uma folha de registro. Dentro das sacolas poderá ir até personagens do livro para o aluno brincar, se divertir e viajar com sua imaginação. Haverá seis sacolas onde dentro delas encontrar-se um livro de literatura infantil e uma folha de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por três dias. O aluno deverá ler o livro juntamente com seus pais e, depois, juntos, pais e filhos descrevem a história lida fazendo um registro na folha, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que eles preferirem.
Depois, na sala de aula poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.

Conteúdos Trabalhados

Português- literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
Produção textual- o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.

Cronograma

De outubro a dezembro de 2010.

Avaliação

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno no dia-a-dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário