- IDENTIFICAÇÃO
2.1 - A escola
NOME: EMEF SÃO SEBASTIÃO | |
ENDEREÇO: Sítio Boa Hora N° S/N | |
BAIRRO: Zona Rural | CEP: 62770 – 000 |
MUNICÍPIO: Pacoti | NÚCLEO REGIONAL: CREDE 8 |
TELEFONE: (85) 3325 1399 | FAX: (85) 3325 1399 |
ESFERA ADMINISTRATIVA: Municipal | |
E-MAIL: EMEFSAOSEBASTIAO@HOTMAIL.COM | |
INEP: 23056061 | CNPJ: 30.805.895/0001-20 |
2.2 - A Mantenedora
A ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO SEBASTIÃO, é um estabelecimento pertencente à rede municipal de ensino oficial mantido pelo GOVERNO MUNICIPAL DE PACOTI e subordinado técnico e administrativamente à SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, estabelecida à Rua Irmã Ferraz, 571 - Pacoti - CE, CEP 62770-000.
- MARCO SITUACIONAL
3.1 Retrospectiva Histórica da Escola
Na década de 1920 nesta comunidade (Boa Hora), morava um fazendeiro conhecido por Seu Vicente, um homem bastante respeitado em toda a região, por ser considerado um homem de posses. Ele era casado com uma senhora chamada Isaura, descendente de escravos. Era uma mulher muito respeitada por todos. Os filhos dos agricultores acompanhavam seus pais no trabalho, pois os mesmos começavam a trabalhar muito cedo. Então Dona Isaura convidava aquelas crianças para irem a sua casa para aprenderem o catecismo, assim como, também aprender a ler e a escrever (isso a partir de 1928). Enquanto Seu Vicente cuidava dos afazeres da fazenda. Essa tradição foi passando de pai para filho. Com o passar do tempo esse legado foi cultivado. João Arcênio de Sousa, filho de Seu Vicente ficou com essa missão, cultivando os mesmos costumes e tradição de seus pais. Seu Sena, como era conhecido, casou-se com Dona Eurídice Pimenta também conhecida com Dona Oliveira, e assim tiveram vários filhos. Dona Oliveira educou todos eles em casa, em um quartinho próximo a sua casa, que também era próxima à capela de São Sebastião. Enquanto educava seus filhos, fazia o mesmo com os filhos dos moradores da região. Na medida em que a comunidade crescia, cresciam também as turmas. Com isso a escolinha de Dona Oliveira passou a ser apoiada pelo prefeito da época (Luís Valdeci Nunes Gomes), mas não reconhecida. E em Novembro de mil novecentos e oitenta e dois (1982) aconteceu algo muito significativo, que foi a construção do prédio escolar, que recebeu o nome de Isaura Pereira de Sousa (homenagem a aquela mulher que iniciou todo o trabalho educativo na região de Boa Hora, ainda em 1928), inaugurado no governo municipal de Luís Valdeci Nunes Gomes, escola esta, que passou a ter um espaço maior, graças ao Sr. Benedito, um dos filhos de Seu Vicente, que cedeu um espaço dentro de sua propriedade para construção de uma escola que fosse reconhecida pelo Ministério da Educação. E hoje se chama E.M.E.F São Sebastião, escola esta que atende a todos as crianças e adolescentes do lugar(Boa Hora) e de comunidades vizinhas como Ouro, Barra, Buracão dos Dutras, Timbaúba, Serra Verde e Palmeirinha (por ser hoje uma escola núcleo).
3.2 Estrutura Física
3.2.1 Discriminação da estrutura física
EMEF SÃO SEBASTIÃO | QUANT. | ÁREA |
¨ Diretoria, Secretaria e Coordenação Pedagógica | 1 | 5,3 m² |
¨ Salas de aula – 1 | 1 | 45,9 m² |
¨ Salas de aula – 2 | 1 | 51,2 m² |
¨ Salas de aula - 3 | 1 | 25,6 m² |
¨ Sala de aula - 4 | 1 | 21,2 m² |
¨ Sala de aula – 5 | 1 | 42,4 m² |
¨ Sala de leitura | 1 | 21.2 m² |
¨ Laboratório de informática | 1 | 17,2 m² |
¨ Cantina | 1 | 7,6 m² |
¨ Banheiros | 2 | 2,6 m² |
¨ Banheiros - Diretoria | 1 | 1,2 m² |
¨ Almoxarifado | 1 | 8,4 m² |
¨ Almoxarifado - cantina | 1 | 4,1 m² |
¨ Pátio | 1 | 87.3 m² |
¨ Espaço livre | 1 | 85.6 m² |
SUB-TOTAL | 15 | 426.8 m² |
ANEXO Creche e Pré-escola Vovó Lourdes - Ouro | QUANT. | ÁREA |
· Sala 1 e 2 – Creche e Pré | 1 | 100 m² |
· Sala – Brinquedoteca | 1 | 48 m² |
· Pátios | 2 | 68 m² |
· Espaço livre | 1 | 58,5 m² |
· Cantina | 1 | 10 m² |
· Depósito da cantina | 1 | 2 m² |
· Banheiros | 2 | 3,5 m² |
SUB-TOTAL | 9 | 290 m² |
ANEXO Santa Madalena | QUANT. | ÁREA |
· Sala de aula | 1 | |
· Espaço livre – laser | 1 | |
SUB-TOTAL | 2 | |
TOTAL | 26 |
3.2.2 Descrição da situação atual das dependências físicas
As dependências supracitadas encontram-se em boas condições de uso, porém há algumas que precisam ser ampliadas para que o trabalho seja melhor desenvolvido. Enfatizamos a necessidade de uma quadra poliesportiva para atividades esportivas, assim como, culturais e de lazer.
Cabe salientar também, que a estrutura não é adequada para os portadores de necessidades especiais. Dessa forma, há a necessidade de se construir rampas, implantar corrimões e adaptar os banheiros.
3.2.3 Serviços disponíveis na escola
Serviços | Prestadoras | Consumo mensal (R$) |
¨ Energia elétrica | ¨ Coelce | ¨ |
¨ Água | ¨ - | ¨ Gratuita |
¨ Internet | ¨ Staynet | ¨ |
3.3 Mobiliários, equipamentos e recursos
3.3.1 Mobiliário
EMEF SÃO SEBASTIÃO | Quantidade |
¨ Mesas – birô | 07 |
¨ Mesa – computadores | 05 |
¨ Mesa de plástico | 01 |
¨ Armários | 04 |
¨ Armário com 08 divisórias | 01 |
¨ Armário de cozinha | 01 |
¨ Estantes | 03 |
¨ Cadeira | 01 |
¨ Cadeira de plástico | 01 |
¨ Carteiras | |
ANEXO Creche e Pré-escola Vovó Lourdes - Ouro | Quantidade |
¨ Mesas – brinquedoteca | 03 |
¨ Cadeiras – brinquedoteca | 12 |
¨ Estantes de madeira - brinquedoteca | 02 |
¨ Mesa infantil | 16 |
¨ Cadeira infantil | 54 |
¨ Birô | 03 |
¨ Cadeira adulto | 04 |
¨ Armário | 03 |
¨ Estante de ferro | 01 |
¨ Colchonetes | 28 |
ANEXO Santa Madalena | Quantidade |
¨ |
3.3.2 Equipamentos elétrico-eletrônicos
EMEF SÃO SEBASTIÃO | Quantidade |
¨ Computadores | 05 |
¨ Impressora HP jato de tinta | 01 |
¨ Impressora HP multifuncional | 01 |
¨ Televisão | 01 |
¨ DVD | 01 |
¨ Máquina digital | 01 |
¨ Gelágua | 01 |
¨ Ventiladores tufões | 11 |
¨ Sirene | 01 |
¨ Micros system | 01 |
¨ Pendrive – 2 GB | 01 |
¨ Freezer 310 | 01 |
ANEXO Creche e Pré-escola Vovó Lourdes - Ouro | Quantidade |
¨ Geladeira – Dako 330 | 01 |
¨ Gelágua | 01 |
ANEXO Santa Madalena | Quantidade |
¨ |
3.3.3 Equipamentos de limpeza, jardinagem e cozinha.
EMEF SÃO SEBASTIÃO | ||
Especificação | Quantidade | |
¨ Pá grande | 01 | |
¨ Carro de mão | 01 | |
¨ Mangueira – 50 m | 01 | |
¨ Fogão industrial | 01 | |
¨ Panela Grande | 05 | |
¨ Panela pequena | 02 | |
¨ Cuscuzeira | 03 | |
¨ Panela de pressão | 02 | |
¨ Frigideira | 02 | |
¨ Leiteira | 03 | |
¨ Escorredeira | 02 | |
¨ Bacia pequena | 03 | |
¨ Bacia grande | 02 | |
¨ Garrafa térmica | 02 | |
¨ Garrafa térmica – 5 lt | 01 | |
¨ Depósito de talher | 02 | |
¨ Pratos de vidro | 08 | |
¨ Pratos de louça | 20 | |
¨ Botijão de gás | 04 | |
¨ Liquidificador comum | 01 | |
¨ Liquidificador industrial (defeito) | 01 | |
¨ Chaleira | 01 | |
¨ Baldes grandes – 60 lt | 05 | |
ANEXO Creche e Pré-escola Vovó Lourdes - Ouro | Quantidade | |
¨ Fogão industrial – 04 bocas | 01 | |
¨ Filtro comum | 01 | |
¨ Garrafa térmica | 01 | |
¨ Botijão | 03 | |
¨ Liquidificador industrial | 01 | |
¨ Liquidificador comum | 01 | |
¨ Garrafão d’água | 02 | |
¨ Bacia de Alumínio | 02 | |
¨ Caldeirão grande | 02 | |
¨ Caldeirão médio | 02 | |
¨ Panela grande | 02 | |
¨ Cuscuzeira | 01 | |
¨ Escorredeira | 01 | |
¨ Panela de pressão | 01 | |
¨ Frigideira grande | 01 | |
ANEXO Santa Madalena | Quantidade | |
¨ |
3.3.4 Recursos didáticos
BIBLIOTECA | |
Especificação | Quantidade |
¨ Revistas | |
¨ Didáticos | |
¨ Para-didáticos | |
¨ Infantil | |
¨ Outros |
3.3.5 Descrição do estado de conservação do mobiliário e equipamentos
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.3.6 Condições de manutenção do mobiliário e equipamentos
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.3.7 Recursos Financeiros
Especificação |
¨ FUNDEB |
¨ PDDE |
¨ Recursos próprios – arrecadados em eventos promovidos pela escola. |
3.4 Dados sobre o aluno e seu contexto
A maioria dos alunos da EMEF São Sebastião está inserida num contexto social muito abaixo da média normal considerada ótima a sociedade
3.5 Dados sobre os profissionais da escola
3.5.1 Núcleo Gestor e suas atribuições
O núcleo gestor é o órgão responsável pela execução, coordenação e supervisão das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola. É formado pelo diretor da unidade de ensino, coordenador pedagógico e secretário escolar, onde possuem atribuições específicas e comuns.
O Núcleo Gestor é nomeado através de portarias expedidas e assinadas pelo Poder Executivo de Pacoti e subordinado à Secretaria Municipal de Educação. A carga horária do Núcleo Gestor é de 40 horas/ semanais, divididos em dois turnos: matutino e vespertino.
É responsável pela direção e coordenação do trabalho coletivo e tem como funções: articular, propor, problematizar, mediar, operacionalizar e acompanhar o pensar-fazer político-pedagógico da escola.
a. Diretor Escolar
São atribuições do Diretor Escolar nas unidades escolares:
· Promover a integração curricular, assegurando o cumprimento das diretrizes legais e o contínuo aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem, com vistas a elevar os níveis de sucesso dos alunos;
· Exercer uma liderança, mantendo o respeito entre todos os segmentos que compõem a escola, redimensionando eventuais distorções constatadas, com base nos resultados;
· Favorecer condições para criação e funcionamento dos órgãos colegiados (Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Congregação de Professores, Comissão contra Maus Tratos à Criança e ao Adolescente);
· Promover o atendimento às necessidades de capacitação do pessoal docente e administrativo da escola, assegurando o aperfeiçoamento continuado e em serviço;
· Propiciar e desenvolver ambiente de colaboração e de motivação dos vários segmentos escolares, visando a construção coletiva do projeto pedagógico da escola;
· Exercer sua função com ética, sabedoria, equilíbrio, bom senso na defesa dos direitos e no cumprimento dos deveres;
· Assegurar os recursos didáticos e pedagógicos párea o desenvolvimento das atividades curriculares
· Gerenciar recursos financeiros, bem como captar fontes de financiamento para melhoria da qualidade da educação oferecida na escola sob sua direção;
· Gerenciar os recursos físicos e o patrimônio escolar, zelando pela sua conservação e melhoria;
· Desenvolver a gestão do pessoal em exercício na unidade escolar, coordenando as atividades de desenvolvimento, avaliação de desempenho e progresso na careira;
· Coordenar junto aos vários segmentos as atividades de planejamento do ano letivo, bem como, a avaliação institucional da escola;
· Organizar e coordenar juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, os planejamentos de ensino;
· Cumprir e atuar em seu horário de trabalho, para fazer jus ao cargo de confiança que ocupa, e se fazer respeitar perante sua equipe;
· Participar sempre que convocado, das reuniões promovidas pelos órgãos ligados à educação;
· Comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maltrato envolvendo alunos, assim como os casos de evasão escolar, identificados pela Comissão contra Maus Tratos à Criança e ao Adolescente da escola.
· Articular e integrar a escola com a família e comunidade.
b. Coordenador Pedagógico
São atribuições do Coordenador Pedagógico nas unidades escolares:
· Coordenar a elaboração dos planos de ensino e acompanhar seu desenvolvimento em sala de aula;
· Cooperar com os professores para a satisfatória execução dos trabalhos escolares, promovendo avaliação permanente do currículo, de modo a torná-lo dinâmico e significativo visando o replanejamento das ações propostas;
· Coordenar a elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP, acompanhar a execução e avaliação em parceria com os demais segmentos;
· Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiveram desempenho insuficiente;
· Cumprir e fazer o cumprimento do horário, a pontualidade e assiduidade dos professores, alunos, pessoal técnico-administrativo e auxiliar;
· Ajudar o grupo a formular projetos que priorizem a redução dos índices de repetência e evasão escolar;
· Analisar com os pais os resultados do aproveitamento alcançado pelos seus filhos;
· Desempenhar as atividades inerentes à sua função, para o qual foi designado, garantindo que a escola cumpra sua função social de democratização do saber sistematizado;
· Coordenar o planejamento de ensino, acompanhar e avaliar a sua execução;
· Prestar cooperação técnica aos professores na construção de uma ação curricular dinâmica, crítica e competente no desenvolvimento de aprendizagens significativas;
· Garantir que os Parâmetros Curriculares propostos pelo MEC/SEDUC sejam trabalhados em sala de aula, nos planejamentos e encontros, em sua totalidade;
· Participar na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, acompanhando a execução e avaliação do mesmo;
· Atentar os professores para elaboração de atividades significativas que estimulem o raciocínio do aluno;
· Coordenar atividades, na falta do professor regente de sala, com os alunos a fim de que estes não tenham prejuízos, nem fiquem ociosos;
· Analisar sistematicamente com os professores a validade dos objetivos fixados, a adequação dos conteúdos e das técnicas de ensino, os instrumentos de avaliação e o processo de recuperação;
· Coordenar e acompanhar os horários de Atividade de planejamento (prevista no PCRM - Lei Complementar 002/ 2003, Art. 14) promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
· Cooperar com os professores na escolha do livro didático;
· Manter-se informado (a) de todas as atividades e ocorrências da escola, de modo a estar em condições de substituir o (a) Diretor (a), somente em caráter emergencial;
· Submeter à aprovação do (a) Diretor (a) da escola as medidas disciplinares que julgar necessárias;
· Mobilizar e articular o corpo discente para formação do Grêmio Estudantil
c. Secretário Escolar
São atribuições do Secretário Escolar nas unidades escolares:
· Responsabilizar-se pela secretaria, assessorado por todo o pessoal envolvido no serviço;
· Documentar e fazer cumprir as leis vigentes em relação ao ensino;
· Organizar e supervisionar os serviços de escrituração escolar e os registros relacionados com a administração de pessoal;
· Manter organizado e atualizado o cadastramento de todos os servidores lotados na Unidade Escolar;
· Supervisionar a expedição e tramitação de qualquer documento ou correspondência, assinando conjuntamente com o Diretor, atestados, transferências, históricos escolares, atas, editais, ou outros documentos oficiais;
· Supervisionar os serviços de escrituração escolar, arquivo ativo e inativo da Unidade Escolar, fichário, assentamento e demais tarefas indispensáveis ao disposto na legislação vigente;
· Manter atualizadas as pastas individuais dos alunos, quanto à documentação exigida e a permanente compilação e armazenamento de dados;
· Articular-se com os órgãos técnico-pedagógicos para que, nos prazos previstos, sejam fornecidos todos os resultados escolares dos alunos, referentes às programações regulares e especiais da Unidade Escolar;
· Adotar medidas que visem preservar toda a documentação sob sua responsabilidade;
· Evitar o manuseio por pessoas estranhas ao serviço, bem como a retirada de pastas, livros, diários de classe e registros de qualquer natureza, do âmbito da Unidade Escolar, salvo quando oficialmente requeridos por órgãos autorizados;
· Executar outras tarefas delegadas pelo Diretor da Unidade Escolar.
d. Quadro do Núcleo Gestor
Nome | Função | Graduação | Especialização | Vínculo |
1. Francisco Ivo da Silva | Diretor | História e Geografia | Gestão Escolar | Efetivo |
2. Maria Rejane da Silva Barbosa | Coordenadora | Português e Inglês | Cursando Gestão Escolar | Efetivo |
3. Glauber Rodrigues Batista | Secretário | Pedagogia | Cursando Gestão Escolar | Temporário |
3.5.2 Corpo Docente e suas atribuições
a. Corpo docente
São atribuições do Corpo Docente nas unidades escolares:
· Participar da elaboração da proposta pedagógica e do planejamento da Escola;
· Elaborar e executar a programação referente à regência de classe e atividades afins;
· Executar atividades de recuperação dos alunos;
· Participar de atividades cívicas, culturais e educacionais promovidas pela Escola;
· Executar e manter atualizados os registros escolares relativos às suas atividades específicas e fornecer informações sobre as mesmas, conforme normas internas estabelecidas;
· Participar de cursos, encontros, seminários, proporcionados ou sugeridos pela Escola, com a finalidade de promover a contínua formação e o aperfeiçoamento profissional;
· Observar e respeitar o Regimento Escolar;
· Planejar adequadamente seu trabalho junto aos alunos no que se refere a objeto, conteúdo, técnicas, linha pedagógica e proposta pedagógica;
· Zelar pelo bom nome da escola dentro e fora dela e ser pontual no cumprimento do horário escolar;
· Manter permanente contato com pais de alunos juntamente com a direção;
· Participar das reuniões pedagógicas;
· Conhecer e respeitar as leis constitucionais e as normas da escola;
· Manter em dia a escrituração escolar nos diários de classe retratando fielmente as ocorrências e/ou informações prestadas aos pais à Coordenação e Direção;
· Avisar, com antecedência, a Direção da Escola, quando não puder cumprir seu horário de trabalho;
· Evitar atrasos.
· Apresentar-se convenientemente trajado;
· Levar o material didático necessário ao dirigir-se para a sala de aula,
evitando abandonar a turma ou mandar aluno buscar material na sala dos professores;
evitando abandonar a turma ou mandar aluno buscar material na sala dos professores;
· Ter domínio do conteúdo que ensina e buscar aperfeiçoá-lo de modo a inteirar-se dos avanços mais recentes na sua área de atuação;
· Perceber a necessidade de estar sempre atualizado com relação às questões pedagógicas referentes ao processo ensino/aprendizagem;
· Buscar métodos que lhe permitam ampliar o conteúdo de suas aulas, aumentando o interesse dos alunos;
· Estar disposto a participar e colaborar na criação de atividades especiais, curriculares ou não;
· Preocupar-se, não só em ensinar os conteúdos pertinentes à sua disciplina, mas fundamentalmente com a formação do aluno como um verdadeiro cidadão.
b. Quadro de lotação dos professores da escola
(SERÁ POSTADO)
3.5.3 Auxiliares de Serviço e suas atribuições
a. Auxiliar de Serviço
São atribuições do Auxiliar de Serviço nas unidades escolares:
· Cumprir seu horário de trabalho, participar de reuniões e períodos de permanência na Escola;
· Atender aos alunos com cordialidade e respeito, bem como aos demais profissionais da escola.
· Acompanhar a entrada e saída dos alunos, se solicitado;
· Auxiliar na preparação do ambiente para os eventos;
· Manter a limpeza e a ordem nas dependências da Escola;
· Cuidado e preservação dos recursos físicos e didáticos, higiene e limpeza nos locais ocupados, atenção e resolução aos problemas ou imprevistos que possam surgir no dia-a-dia;
· Executar os serviços de limpeza e arrumação das dependências, conforme forem atribuídos;
· Zelar pela conservação do prédio, de suas dependências internas e externas e do mobiliário em geral;
· Verificar, para efeito de segurança e cidadania, o uso da iluminação, energia elétrica e água, bem como os equipamentos correlatos;
· Preparar e organizar a entrega da merenda escolar, quando designado.
· Executar os demais serviços relacionados com a função e a critério da Direção.
b. Quadro de lotação dos auxiliares de serviço
(SERÁ POSTADO)