COM-VIDA

COM-VIDA: COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA

 A primeira proposta de se criar COM-VIDA, vem das deliberações da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Educação.    



            


            
Desde então, foi idealizado o Programa Vamos cuidar do Brasil com as Escolas.
A formação do COM-VIDAS é baseada nos seguintes princípios: “Jovem Escolhe Jovem”, “Jovem Educa jovem” e “uma geração aprende com a outra”. 

Sua força mostra que muitas vezes, especialmente para termos uma relação mais saudável e de respeito com o meio ambiente, as gerações mais velhas podem aprender muito com as mais jovens.


    O que é a COM-VIDA?
      Uma comissão comprometida com a Escola e a comunidade;
      É uma nova forma de organização na escola;
   A COM-VIDA é um tipo de Círculo de Aprendizagem e Cultura (“É um lugar onde todos têm a palavra, onde todos leem e escrevem o mundo. É um espaço de trabalho, pesquisa, exposição de práticas, dinâmicas, vivências que possibilitam a construção coletiva do conhecimento” – Paulo Freire).

Para que a COM-VIDA ?
  Realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, contribuindo para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.

Objetivos da COM-VIDA na escola:
      Desenvolver e Acompanhar a Educação Ambiental na escola de forma permanente. (Ações do Agrinho/ projetos, ações e campanhas voltadas para o meio ambiente);

      Ajudar a cuidar do Brasil, assumindo como orientação a Carta de Responsabilidades “Vamos Cuidar do Brasil”;

Por que a COM-VIDA?
A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA é uma reposta ao pedido  de criação de espaços de participação em defesa do meio ambiente nas escolas, durante a Conferência Nacional de Infanto-Juvenil pelo Meio ambiente realizada em 2003, reforçado através da Carta “Jovens Cuidando do Brasil”.

 Quem Participa Da COM-VIDA?
 A COM-VIDA faz parte da Comunidade Escolar. Todas as pessoas e organizações envolvidas com o tema na escola podem participar.

   Estudantes, professores, funcionários, pessoas da comunidade...

 A melhor forma de participar é tomar a iniciativa e reunir pessoas  em torno desse movimento por um mundo melhor.

Como formar a COM-VIDA na escola?

    A COM-VIDA começa com estudantes que se interessam pelas questões do meio ambiente, e participam de projetos e ações voltadas ao Tema Transversal Meio ambiente na escola e outros que também se interessam pelo tema.



   “Tudo que acontece no mundo, seja no país, na minha cidade ou na minha rua, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”                                                              Hebert de Souza, o Betinho.

Entre em contato com a escola:
E-mail: emefsaosebastiao@hotmail.com