quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Conhecendo melhor a EMEF São Sebastião

Na década de 1920 nesta comunidade, morava um fazendeiro conhecido por Seu Vicente, um homem bastante respeitado em toda a região, por ser considerado um homem de posses. Casado com a senhora Isaura descendente de escravos. Dona Isaura era uma mulher muito respeitada por todos principalmente pelos os filhos dos lavradores que nesta época já acompanhavam seus pais no trabalho.
Então Dona Isaura convidava aquelas crianças para irem a sua casa para aprenderem o catecismo, assim como, também aprender a ler e a escrever. Enquanto Seu Vicente cuidava dos filhos do casal.
Essa tradição foi passando de pai para filho e com o passar do tempo esse legado foi cultivado. João Arcênio, filho de Seu Vicente ficou com essa missão, cultivando os mesmos costumes e tradição de seus pais.
Seu Sena, como era conhecido, casou com Dona Eurídice também conhecida com Dona Oliveira, onde tiveram vários filhos. Dona Oliveira educou todos eles em casa, em um quartinho próximo a capela. Após educar seus filhos fez o mesmo com os filhos dos moradores da região.
Na medida em que a comunidade crescia, crescia também as turmas de alunos. Com isso a escolinha passou a ser apoiada pelo prefeito da época, mas não era reconhecida. E em Novembro de mil novecentos e oitenta e dois (1982) essa escola passou a ser chamada de Isaura Pereira de Sousa, inaugurada no governo municipal de Luís Valdeci Nunes Gomes, escola esta, que passou a ter um espaço maior graças ao Senhor Benedito, um dos filhos de Seu Vicente, que cedeu um espaço dentro de sua propriedade para construção de uma escola que fosse reconhecida pelo Ministério da Educação e que hoje se chama E.M.E.F São Sebastião, Escola esta que atende a todos as crianças do lugar e de comunidades vizinhas como Ouro, Barra, Buracão, Timbaúba e Serra Verde. Por ser hoje uma escola nucleada.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião, é sediada na localidade de Boa Hora, município de Pacoti, e passou a ter essa denominação conforme a Lei Nº 1.023/99 em 02/04/1999. É um estabelecimento pertencente à Rede Municipal de Ensino Oficial mantido pelo Governo Municipal de Pacoti e subordinado técnico e administrativamente à Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário