sexta-feira, 11 de maio de 2012

Acolhida diária dos alunos

A acolhida dos alunos é realizada diariamente no pátio da escola por um professor ou professora diferente (de acordo com o calendário criado pela coordenação escolar).

O principal objetivo da ação, além de informar aos alunos o que acontece no cotidiano escolar é trabalhar o lado afetivo dos estudantes.

Entre abraços e saudações de bom dia, vamos construindo diariamente valores que acreditamos contribuir na vida dos alunos.

Informações:
E-mail: emefsaosebastiao@hotmail.com

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Compartilhe essa ideia


Além dos projetos e ações desenvolvidos e publicados pela EMEF São Sebastião no blog, os leitores também podem interagir deixando comentários, curtindo no Facebook, Orkut e Twitter.
Foi também pensando nas demais escolas, que adicionamos os principais links dos sistemas e sites mais utilizados atualmente pelas escolas municipais e no país. São eles:



Entre em contato com a escola:

E-mail: emefsaosebastiao@hotmail.com 



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Metas da E.M.E.F São Sebastião/2012


Meta Geral: oferecer condições que contemplem aprendizagem satisfatória a 80% dos alunos com maiores dificuldades do 6º e 7º ano.

Meta Pedagógica: Corrigir as dificuldades de leitura e escrita dos alunos do 6º e 7º ano.

Ação: desenvolver projetos de apoio no contra turno que estimule o processo de aquisição da leitura e escrita nos educandos do 6º e 7º ano fora de faixa, por meio de produções literárias, culminando com a exposição de ações e produtos (portfólio contendo os gêneros textuais trabalhados) construídos durante o ano letivo.

Tempo de duração: ano letivo

Objetivo: tornar o aluno capaz de ler, escrever e interpretar.

Justificativa: tendo em vista a lacuna no processo de alfabetização nas séries iniciais, alguns alunos chegam ao ensino fundamental II com dificuldade de leitura e escrita. Partindo desta constatação, se faz necessário desenvolver ações, projetos e oficinas que proporcionem ao aluno complementar o processo cognitivo, onde estes passem a se apropriarem de modo significativo da leitura e da escrita.

Meta Administrativa: trabalhar a afetividade dos funcionários e professores X alunos para uma boa condução dos trabalhos e harmonia extra sala.

Meta Técnica: sensibilizar e esclarecer a função e a importância de cada membro dentro de seu segmento.

Meta Social: sensibilizar a comunidade escolar nos trabalhos realizados pela escola, com o objetivo de dar transparência a todo o processo, envolvendo-a, dinamizando e estreitando os laços entre família e escola, sempre buscando parcerias.
Informações:

PROJETO BOA FOLIA - CARNAVAL 2012

JUSTIFICATIVA: O carnaval em sua comemoração vem nestes últimos dias tomando espaço entre as conversas informais dos alunos, vimos então a necessidade de aprofundar mais esse assunto de forma a esclarecê-los e orientá-los sobre as mazelas sociais que ocorrem neste período, que vai desde a agressão física até a gravidez indesejada. Buscando formas de melhor instruí-los, a EMEF São Sebastião resolveu desenvolver o Projeto Boa Folia, juntamente com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, partindo desta iniciativa, refletindo como se deve ter um bom carnaval consciente e saudável. É preciso saber lidar com certas situações, principalmente no que diz respeito à prevenção.



OBJETIVOS

·         Resgatar a cultura carnavalesca

·         Compreender a importância da prevenção para uma brincadeira saudável

·         Incentivar a pesquisa do que mudou no decorrer dos anos (música, fantasia, dança etc.)

·         Diferenciar a mensagem das letras das marchinhas com as músicas presentes nos carnavais atuais

·         Reconhecer o carnaval como uma manifestação cultural brasileira e sua origem

·         Cantar e dançar marchinhas carnavalescas

·         Confeccionar material de sucata incentivando a preservação ecológica

·         Reconhecer que toda pessoa é digna de respeito, carinho, afeto e valorização humana



METODOLOGIA



·         Conversas sobre o tema carnaval e as diversas formas de comemorá-lo

·         Pesquisa sobre a origem do carnaval, e o porquê das fantasias

·         Pesquisas de biografias de carnavalescos brasileiros

·         Promover discussões sobre o carnaval de outras décadas comparando com o momento vivido

·         Falar sobre tradições das escolas de samba e maracatus cearenses

·         Sugerir que criem blocos voltados para a sensibilização de como curtir um carnaval saudável e com paz (destacando os temas trabalhados como drogas, violência, sexualidade, afetividade, convivência, respeito...)

·         Oficina de máscaras

·         Concurso destacando “rei” e “rainha” sambistas

·         Apresentar marchinhas antigas às crianças

·         Ornamentação do ambiente escolar



RECURSOS (INICIATIVA DE CADA PROFESSOR (A))

·         CD

·         Letras de músicas

·         Papel A4

·         Pesquisa à Internet

·         EVA

·         TNT

·         Cola

·         Tesoura

·         Cartolina

·         Tinta guache



CULMINÂNCIA



·         Realizar o desfile, onde se premiará as máscaras e fantasias mais originais

·         Apresentações artísticas (cordel, música, paródia, teatro, desenho...)

·         Exposição do material confeccionado

·         Promover o baile de carnaval na escola





Boa Hora, Pacoti, CE

Fevereiro de 2012