segunda-feira, 4 de junho de 2012

Projeto Consciência Limpa



IDENTIFICAÇÃO

NOME DO PROFESSOR: João Paulo Uchoa Gadelha

SÉRIE QUE ENSINA: 6º ao 9º ano

TEMA/NOME DO PROJETO: Consciência Limpa

PERÍODO DE DURAÇÃO DO PROJETO: Maio a agosto de 2012

NOME DA ESCOLA: E.M.E.F São Sebastião

ENDEREÇO: Sítio Boa Hora

MUNICÍPIO: Pacoti-CE

Objetivo Geral 

Conhecer os danos do óleo de cozinha como um dos principais poluentes dos lençóis freáticos, com o intuito de contribuir com a conscientização e preservação ambiental e promoção consumo e trabalho.

Desenvolvimento do Projeto

A E.M.E.F São Sebastião vem participando nos últimos anos de todas as Edições do Projeto Agrinho. Desenvolvendo há mais de cinco anos temáticas que facilitam a integração das áreas de conhecimento e a vivência afetiva dos parâmetros curriculares nacionais e também a interação escola/comunidade.
As ações realizadas em torno das temáticas abordadas proporcionam uma maior interação de todos os envolvidos, essas ações possibilitam um crescente interesse na participação dos alunos nos momentos de discussão, de atuação e principalmente de tomadas de decisões favorecendo uma ação pedagógica de maior continuação e uma metodologia mais prazerosa, no decorrer do projeto educativo.
Ressalta-se ainda, a contribuição direta de toda comunidade escolar e comunidade local, com o objetivo de transformar a realidade analisada e habitual dos alunos e de todos os envolvidos.
A escola está inserida na localidade de Boa Hora e apesar da pequena população da comunidade, a mesma recebe alunos das regiões adjacentes: Ouro, Barra, Serra Verde, Buracão dos Dutras e Timbaúba, no qual se percebe o engajamento crescente nas ações realizadas desenvolvidas dentro e fora da escola.
Conta-se sempre com a parceria das instituições representadas no município: prefeitura municipal, sindicato rural, agentes de saúde, vigilância sanitária, secretaria municipais de e a câmara de vereadores.

Metodologia

O Projeto Consciência Limpa foi dividido em três etapas, na primeira fez-se uma visita com as turmas do 6º a 9º ano à fonte de água que abastece a escola, que se encontra a céu aberto e sem nenhum tipo tratamento. Tendo como referência o resultado insatisfatório de uma análise realizada pela Vigilância Sanitária, no qual diagnosticou a presença da bactéria Escherichia coli presente na água que mantém a escola, ao se depararem com as condições precárias no qual se encontrava a fonte, os alunos refletiram o todo a partir de um problema local, pensando em uma forma de consumo responsável, reaproveitando o que antes contaminaria as nascentes. Discutindo possíveis alternativas para solucionar o problema da higienização da água, os alunos chegaram não só à conclusão de que por não fazer parte da rede pública de abastecimento, a solução viável seria a construção de um sistema de filtragem natural, como também que precisariam pensar em uma forma de mobilizar a comunidade local a reaproveitar o óleo de cozinha, atualmente um dos maiores vilões na contaminação dos lençóis freáticos. Fechando essa primeira fase do projeto, os alunos escreveram individualmente um relatório abordando a problemática e a solução encontrada.
Na segunda etapa será realizada uma pesquisa de campo nas comunidades de Ouro e Barra, objetivando a sensibilização dos moradores para que estes coletassem em recipientes o óleo de cozinha ao invés de jogá-lo fora.
 
Palestra com os representantes ou responsáveis pela vigilância sanitária;
 Aula de campo explorando o espaço onde a água se origina conhecendo seu percurso;

Avaliação
(Em construção)

Conclusão
(Em construção)

Anexos 
Fotos de algumas das atividades já realizadas
























Nenhum comentário:

Postar um comentário