terça-feira, 23 de novembro de 2010

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Apresentação


















(Antes de colocarmos o Projeto em ação, fizemos um momento lúdico e explicativo com as mães dos alunos)

Visando aperfeiçoar e valoriza o cidadão das linguagens artísticas, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de lê como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilita a capacidade do aluno em construir suas relações diante do mundo.

Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para suas casas uma sacola contendo um livro de histórias infantil e uma folha de registro, o pequeno leitor terá com ajuda de sua família que registrar e recontar a história lida; usando a escrita, colagens, desenhos e tudo que a imaginação mandar.
O projeto “Sacola Literária” oportuniza aos alunos e familiares o contato com os livros infantis de forma lúdica e prazerosa. Trata-se de dez sacolas literárias, confeccionadas em algodão e pintadas á mão, que se tornaram o elo entre as crianças, família e os livros. O projeto está sendo desenvolvido em cinco turmas da escola. Cada sacola contém um livro de literatura infantil, uma folha para anotações, uma caixa de lápis de cores, tesoura e cola.
Assim que todas as turmas tiverem usufruído das Sacolas Literárias, o projeto passará para a segunda fase, quando todas as folhas de anotações serão reunidas para apresentação do livro criado a partir das interpretações de todos os alunos envolvidos.


Justificativa

O contato com as histórias infantis proporciona às crianças a oportunidade de ampliar, transformar e enriquecer suas próprias experiências de vida. As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democracia de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecer a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório e vocabulário além de seu conhecimento de vida. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situação diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu perdendo assim a chamada timidez. Na Sacola, as crianças recebem um livro de literatura e uma folha de registros, para relatar como foi à experiência vivida com participação da família. O importante é que as crianças abusem da criatividade de maneira simples, pratica e divertida. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades da escola.


Público alvo

Todos os alunos do Ensino Fundamental I.

Objetivo Geral


Promover o estímulo a leitura nos alunos estendendo esse contato aos demais membros da família.

Objetivos específicos
  • Relacionar situações de leitura compartilhada;
  • Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem textos e ilustrações, manifestar sentimentos, experiências idéias e opiniões.
  • Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
  • Familiarizar-se com histórias e ampliar seus repertórios.
  • Participar de situação de conto e leitura de histórias.
  • Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.

Metodologia

Para garantir o sucesso do projeto, algumas regras serão estabelecidas: a sacola deve ser entregue ao aluno e este ficará responsável por três dias, sendo que ao terceiro dia a sacola deverá ser devolvida e repassada a outro aluno, a sacola deve ter lugar de destaque em casa, e, dentro dela, deve conter um livro de literatura e uma folha de registro. Dentro das sacolas poderá ir até personagens do livro para o aluno brincar, se divertir e viajar com sua imaginação. Haverá seis sacolas onde dentro delas encontrar-se um livro de literatura infantil e uma folha de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por três dias. O aluno deverá ler o livro juntamente com seus pais e, depois, juntos, pais e filhos descrevem a história lida fazendo um registro na folha, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que eles preferirem.
Depois, na sala de aula poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.

Conteúdos Trabalhados

Português- literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
Produção textual- o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.

Cronograma

De outubro a dezembro de 2010.

Avaliação

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno no dia-a-dia.



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aprendendo Brincando 2010 Histórias de Terror

As alunas do 5º ano da Profesora Maria Rejane da Silva Barboza em ensaio de peça de terror



















Projeto Aprendendo Brincando 2010

A E.M.E.F São Sebastião vem nos últimos dois anos realizando o projeto Aprendendo Brincando. Na primeira Edição do projeto destinado as séries iniciais foram propostas à realização pelos alunos de 1º ao 5º ano, mediados pelas professoras à apresentação teatral de histórias infantis.
Na ocasião Chegamos à conclusão que de maneira lúdica aqueles alunos mais tímidos demonstraram grande capacidade de interpretação e desenvoltura perante a plateia presente, as brincadeiras e jogos foram também um ponto chave para o sucesso deste que seria o início de um processo metodológico que deu certo.
Na segunda edição já conscientes do quanto foi satisfatório a maneira na qual os alunos si apropriaram dos objetivos propostos na primeira edição, resolvemos desta vez estimular a criação de histórias apartir da realidade de vida dos próprios alunos e o resultado não foi outro, a maneira na qual os alunos criaram e contaram a suas histórias impressionou a todos.
Diante dos resultados alcançados tanto na primeira quanto na segunda edição do projeto Aprendendo Brincando, nós que fazemos a E.M.E. F São Sebastião realizaremos este ano a terceira edição do mesmo sob a Coordenação Pedagógica de Maria Rejane da Silva Barbosa e colaboração das professoras Francisca Djanira Marinho do Nascimento, Maria Aurineide Leonel da Mota, Maria Djair Arruda e Antonia Lopes Simão, respectivamente docentes as de 1º a 5º ano, assim como da direção da escola. O Aprendendo Brincando deste ano pretende através da ludicidade marca registrada do projeto, estimular a criação de pequenos filmes pelos alunos das séries iniciais dentro das seguintes categorias: documentário, comédia, romance, ficção e humor.

Projeto Aprendendo Brincando 2010

O Projeto Aprendendo Brincando em sua 3ª Edição buscou este ano trabalhar ludicamente entre apresentações de pequenas peças teatrais a marca registrada do Projeto como também a criação de vídeos, onde os nossos alunos de 1° a 5° ano mostram toda sua criatividade.

É importante ressaltar que o que faz o sucesso desse e de outros projetos desenvolvidos na E.M.E.F São Sebastião é a participação de todos os professores e professoras assim como de todos os profissionais que nela trabalham.

Para a gravação do clipe "Tumba Lacatumba" que vocês estão vendo algumas fotos, tivemos a participação dos alunos do 2° ano.


Os meninos e meninas da tia Aurineide esbanjaram alegria...




...cooperação,
paciência,
e muita mais muita força de vontade...
...visto que usamos como estúdio interno o pequeno laboratório de informática, e mesmo tendo que ficar com o ventilador desligado (por conta do barulho na hora de gravar) nossos pequenos mesmo estando suados não desistiram de gravar quantas vezes foram necessárias até chegarmos ao resultado final.

Os alunos que participaram do vídeo e que vocês poderam ver nas fotos são do 2° ano da Tuma da Professora Maria Aurineide Leonel da Mota e os alunos Paulo Janderson, Vitória Silva, Michelle Evangelista, Thiago Matheus, Ruan Miguel e Gabriela Albano.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Musa Estudantil 2010



Este ano a EMEF São Sebastião comemorará o seu 28º aniversário.
E como já virou tradição, na noite em que será comemorada essa data tão especial para comunidade escolar, local e vizinhança a nossa Musa Estudantil 2009(Eduarda Ferreira Lopes, 7º ano), passará a faixa assim como fez a Musa de 2008 (Glaubia Rodrigues 7º ano) para a Nova Musa 2010 que será escolhida na ocasião.





Muita atenção na hora de votar na sua Musa Preferida, dentre os requisitos a serem avaliados merecem destaque: Beleza, Elegância, Simpatia, Figurino e Passarela.
Apresentaremos abaixo as fotos e o perfil de cada concorrente deste ano.
Uma novidade é que desta vez todos poderão votar para escolher sua Musa preferida.
Sendo que a aluna que ficar em 1º lugar na votação do blog receberá 10 pontos que serão somados com os outros pontos dos jurados.
Então não deixe de votar e torcer pelo resultado que sairá dia 27 de Novembro de 2010 no dia do Aniversário da Escola. Todos estão desde já convidados a virem participar e prestigiar mais este momento em nossa escola.

Nome: Dalila Maria Gomes de Sousa

Série: 8º ano Cor: Parda Idade: 13 anos Peso: 50 kg Altura: 1.53 cm

Sonho: Ser professora de língua portuguesa

Frase: O que importa não é sempre ganhar, mas saber competir e nunca desistir

Desejo: Ser feliz


Por que mereço ganhar: Por ser muito simpática alegre e de bem com a vida

Nome: Géssica Tamires de Freitas Silva

Série: 9º ano Cor: Morena Idade: 14 anos Peso: 47 kg Altura: 1.48 cm

Sonho: Ser jogadora profissional

Frase: É cedo ou tarde demais pra dizer adeus, pra dizer jamais

Desejo: Concluir os estudos e cursar uma faculdade

Por que mereço ganhar? Para representar minha escola

Nome: Glaubia Rodrigues

Série: 7º ano Cor: Parda Idade: 15 anos Peso: 56 kg Altura: 1.65 cm

Sonho: Ser Cantora

Frase: A minha felicidade construo no dia a dia.

Desejo: Cursar uma faculdade de música

Por que mereço ganhar: Porque sou simpática

Nome: Francisca Kátia da Silva Cruz

Série: 9º ano Cor: Parda Idade: 14 anos Peso: 52 kg Altura: 1.58 cm

Sonho: Ser médica

Frase: Quando alguém lhe disser que você não tem nada de importante, não ligue, pois o mais importante já foi feito. Você

Desejo: Conseguir um bom emprego

Por que mereço ganhar? Porque sou muito feliz

Nome: Larice Xavier da Silva

Série: 6º Cor: Parda Idade: 11 anos Peso: 39 kg Altura: 1.45 cm

Sonho: Ser Médica

Frase: Jesus te ama

Desejo: Ganhar

Por que mereço ganhar: Porque vou me esforçar bastante

Nome: Ligia Maria Rodrigues de Lino

Série: 6º ano Cor: Morena Idade:12 anos Peso: Altura:1.47 cm

Sonho: Ser modelo

Frase: Deus é fiel

Desejo: Ser muito feliz

Por que mereço ganhar: Por ter estilo

Nome: Maria Luziane Castro e Silva

Série: 6º Cor: Parda Idade: 12 anos Peso: 42 kg Altura: 1.50 cm

Sonho: Ser Bióloga

Frase: O Senhor é meu pastor e nada me faltará

Desejo: Ser Feliz

Por que mereço ganhar: Por ser determinada

Nome: Milena da Silva Sousa

Série: 6º ano Cor: Parda Idade: 12 anos Peso: 54 kg Altura: 1.55 cm

Sonho: Ser professora

Frase: Amar e viver feliz cada minuto de nossa vida

Desejo: Ter um futuro melhor

Por que mereço ganhar? Por ser amiga e legal

Nome: Antonia Tainá Mendes Albano

Série: 7º ano Cor: branca Idade: 13 anos Peso: 39 kg Altura: 1.48 cm

Sonho: Ser cantora

Frase: Eu te adoro

Desejo: Ser feliz

Por que mereço ganhar: Por ser muito simpática

Obs: A candidata não será votada na enquete porque se inscreveu após o início da votação, sendo que para colocá-la teríamos que apagar os votos das demais candidatas.

Nome: Maria Valdirene Silva da Costa

Série: 6° ano Cor: Morena Peso: 41 kg Altura: 1,42 cm

Sonho: Ser Médica

Desejo: Ganhar uma bicicleta

Frase: Jesus é fiel

Por que: Porque sou elegante


Conhecendo melhor a EMEF São Sebastião

Na década de 1920 nesta comunidade, morava um fazendeiro conhecido por Seu Vicente, um homem bastante respeitado em toda a região, por ser considerado um homem de posses. Casado com a senhora Isaura descendente de escravos. Dona Isaura era uma mulher muito respeitada por todos principalmente pelos os filhos dos lavradores que nesta época já acompanhavam seus pais no trabalho.
Então Dona Isaura convidava aquelas crianças para irem a sua casa para aprenderem o catecismo, assim como, também aprender a ler e a escrever. Enquanto Seu Vicente cuidava dos filhos do casal.
Essa tradição foi passando de pai para filho e com o passar do tempo esse legado foi cultivado. João Arcênio, filho de Seu Vicente ficou com essa missão, cultivando os mesmos costumes e tradição de seus pais.
Seu Sena, como era conhecido, casou com Dona Eurídice também conhecida com Dona Oliveira, onde tiveram vários filhos. Dona Oliveira educou todos eles em casa, em um quartinho próximo a capela. Após educar seus filhos fez o mesmo com os filhos dos moradores da região.
Na medida em que a comunidade crescia, crescia também as turmas de alunos. Com isso a escolinha passou a ser apoiada pelo prefeito da época, mas não era reconhecida. E em Novembro de mil novecentos e oitenta e dois (1982) essa escola passou a ser chamada de Isaura Pereira de Sousa, inaugurada no governo municipal de Luís Valdeci Nunes Gomes, escola esta, que passou a ter um espaço maior graças ao Senhor Benedito, um dos filhos de Seu Vicente, que cedeu um espaço dentro de sua propriedade para construção de uma escola que fosse reconhecida pelo Ministério da Educação e que hoje se chama E.M.E.F São Sebastião, Escola esta que atende a todos as crianças do lugar e de comunidades vizinhas como Ouro, Barra, Buracão, Timbaúba e Serra Verde. Por ser hoje uma escola nucleada.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião, é sediada na localidade de Boa Hora, município de Pacoti, e passou a ter essa denominação conforme a Lei Nº 1.023/99 em 02/04/1999. É um estabelecimento pertencente à Rede Municipal de Ensino Oficial mantido pelo Governo Municipal de Pacoti e subordinado técnico e administrativamente à Secretaria Municipal de Educação.