sexta-feira, 20 de novembro de 2009

AFRO DESCENDÊNCIA: NOSSAS RAÍZES


Vocês sabiam que:
A colonização do Brasil somente foi possível devido a migração forçada dos africanos?
Apesar da injusta situação da escravidão , os africanos e os afro-descendentes deram uma contribuição fundamental para a Cultura Brasileira.A visão de mundo , a religiosidade, a música, a dança , a vestimenta, a culinária dos escravos resistiram aos séculos de opressão durante o período da Colônia e do Império.A forma de ser brasileiro foi totalmente impregnada pelas contribuições africanas.
Temos um exemplo de contribuição que nos últimos anos , alcançou uma grande difusão no mundo, estando presente em academias dos Estados Unidos e Europa, que é a CAPOEIRA.Reúne esporte,dança e luta e é uma característica da identidade dos afro-brasileiros.
Enfim , não há como fugir dessa cultura,pois ,setamos inseridos , desdea raíz...e usufruímos dela, diariamente.
I AMOSTRA DE INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO CULTURAL.
PROJETO:UM NOVO OLHAR PARA A INCLUSÃ OE VALORIZAÇÃO CULTURAL.
TEXTO RETIRADO :CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO/SALTO PARA O FUTURO.READAPTADO POR:JUCILENE MARIA BERNARDINO DA SILVA D OLIVEIRA(COORDENADORA PEDAGÓGICA).

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

27º Aniversário da Instituição de Ensino de Boa Hora - EMEF São Sebastião



27º Aniversário da Instituição de Ensino de Boa Hora
EMEF São Sebastião
É com muito prazer que nós que fazemos a Família Sebastiana convidamos a todos para participarem do 27º aniversário da escola, que acontecerá dia 28 de novembro de 2009 a partir das 18:00 h.
A animação ficará por conta da Banda Skema Musical, mas a sua poderá ser ainda maior ao comprar uma cartela, no preço mínimo de R$ 2,00, para concorrer a um lindo aparelho Celular. Teremos o desfile para escolha da Musa Estudantil 2009, na ocasião a Musa 2008 passará a faixa para a ganhadora. Teremos ainda comidas e bebidas na barraca da escola e muita animação!!!
Não deixem de vir prestigiar mais este momento
de celebração da EMEF São Sebastião.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aprendendo Brincando - 2ª Edição



A ficção e a imaginação aprensentam-se bem cedo na brincadeira infantil. Uma menina de dois anos já considera sua boneca como filha e serve-lhe refeições. É bastante comum a narrativa, pelas crianças, desse tipo de situação imaginária. Essas narrativas e diálogos são demonstrações claras da imaginação e ficção na brincadeira. Ao ser a brincadeira uma ação livre e fora da realidade comum, dá ao sujeito a possibilidade da fantasia, do mistério e do riso, envolvendo-o totalmente, mesmo estando ela desligada de qualquer objetivo imediato de interesses materiais. Por ser livre é que representa também uma forma de auto-afirmação do indivíduo que não precisa se prender às exigências concretas da vida social e que podem dar asas à imaginação.

Cuminância - Aprendendo Brincando 2ª Edição


Os atos intelectuais que executamos são, geralmente, iniciados por sensações extraídas do meio externo ou vivências mentais. Essas sensações, por sua vez, transformam-se rapidamente em percepções de imagens, que irão desencadear atividades motoras e/ ou formação de idéias. A maior ou menor capacidade que uma pessoa apresenta para evocar ou produzir imagens é que recebe o nome de imaginação que, embora comum a todo ser humano, pode através do jogo e da fantasia expandir-se extraordinariamente.

Aprendendo Brincando - Contação de Histórias


Ao ser a brincadeira uma ação livre e fora da realidade comum, dá ao sujeito a possibilidade da fantasia, do mistério e do riso, envolvendo-o totalmente, mesmo estando ela desligada de qualquer objetivo imediato de interesses materiais. Por ser livre é que representa também uma forma de auto-afirmação do indivíduo que não precisa se prender às exigências concretas da vida social e que podem dar asas à imaginação.

Aprendendo Brincando - Oficina Lúdica


A fantasia, a criatividade e a mudança do real em função dos desejos individuais e coletivos, ocorrem claramente na construção de brinquedos com sucata doméstica. Cordões, papelões, pedaços de paus, caixas de ovos, garrafas, são matérias primas da produção lúdico-infantil. Cordão e pedaços de pau viram vara de pescar. Dentro de casa, a criança não passa por nada que ela não observe, e muitos objetos são usados em suas brincadeiras, como é o caso de bibelôs que quase sempre viram brinquedos na mão da criança. Em fim, pela brincadeira, as emoções são trabalhadas dando suporte para a realidade e a vida habitual.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

2ª Edição do Projeto Aprendendo Brincando - 2009


O teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos. No plano individual, o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. No plano coletivo, o teatro oferece, por ser uma atividade grupal, o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia como resultado do poder agir e pensar sem coerção.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Aqui, vale a pena ser Criança!!!



Nesta última sexta (30/10/2009) os alunos da EMEF São Sebastião sentiram um pouquinho da alegria do Circo, os convidados para animar esta ocasião especial, de plena descontração e alegria foram os integrantes de um Circo que está de passagem pela nossa região.
Esse Circo já animou quase todo o Município pacotiense. Para fazer a festa da garotada ninguém menos que a dupla Dudu e Chica Bacana (Ver foto), que por uma hora fez um Show Educativo, voltado para a realidade dos nossos educandos, foi uma verdadeira comédia na última aula de recreação, que ficará na lembrança de todas as crianças da Família Sebastiana. Vale ressaltar que esse momento também aconteceu no turno da tarde e que todos os alunos contribuíram com um quilo de alimento não perecível ou um real, mas o verdadeiro valor foi ver o sorriso estampado no rosto de cada estudante...